ilustrações
Histórias de Fogo
"Há muito, muito tempo atrás, na antiga Rússia, vivia um Tsar e sua filha, a princesa Natália Tsarievna, mais o povo que amava seu soberano. Viviam felizes e nada lhes faltava.
E era justamente isso o que mais incomodava Baba Yagá, a bruxa que morava sozinha no miolo da floresta sombria: o brilho de tanta felicidade junta." Flávia Savary
Histórias de Fogo
Editora: Paulus
Brasil, 2012
Ilustrações Selecionadas:
“Mostra Traçando Histórias"
60º Feira Internacional de Literatura de Porto Alegre.
Processo de Criação do livro
O livro "Histórias de Fogo" valeu cada minuto dedicado a ele.
São três contos de uma riqueza visual imensa e com aquele gosto das histórias antigas passadas de geração em geração. Devido a este tom de relíquia busquei ilustrações de livros históricos como base para me inspirar e criar o projeto.
Encontrei uma grande quantidade de ilustrações vazadas com uma borda branca ao redor pois o desenho se fechava internamente, sem precisar ir até o fim da página. Isto também acabou dando um aspecto de profundidade maior às imagens.
Como as histórias mesclam lendas e histórias reais locais de povos muito diferentes em suas expressões visuais ( russos, japoneses e índios apaches) e o ponto que as interliga é o fogo, as vinhetas da página de abertura do livro, sumário e páginas sobre a autora e ilustradora foram criadas com uma imagem que remete a ele.
Já as aberturas de cada conto se baseiam no povo sobre o qual ele fala.
Utilizei a tinta acrílica como técnica criando efeitos de volume principalmente na pintura das roupas e coroa da princesa russa, no sol e dragão do conto japonês e no cometa do conto apache como destaque à sua preciosidade.